quinta-feira, 18 de julho de 2013

Petauro do açúcar

Petauro do Açúcar 

Boa noite, então hoje vou falar-vos de petauros poucos conhecem e muitos lhes atribuem outras designações como esquilo voador ou os confundem com morcegos mas que é mentira absoluta,contudo  decidi falar destes animais pois penso ter um e descobri que muita gente não consegue ter toda a informação necessária então estive a pesquisar sobre este tipo de animal e tentei colocar fotos mas não está a dar colocarei depois, espero que gostem.

Introdução / Origens 

Este animal é um pequeno marsupial, que dorme durante o dia e está activo durante a noite ou seja é nocturno e habita a costa Sudeste da Austrália, sendo da família dos cangurus em que as fêmeas de petauro tem uma bolsa na barriga, e estes machos e fêmeas  possuem uma membrana (chamada patágio) que une os membros anteriores aos posteriores e lhes permite planar por distâncias que podem chegar aos 50 metros, são características e também pela sua aparência curiosa que levaram ao seu crescente interesse como animais de estimação.
São animais pequenos, medem entre 12 a 20 cm e o seu peso ronda os 70 a 160 gramas sendo a fêmea normalmente mais leve.

Distinção do sexo 

Os macho podem ser determinados pela presença de uma glândula de cheiro na cabeça e com uma pequena falta de pelo.
As fêmeas  pela presença de uma bolsa ventral nas fêmeas, com uma abertura aproximadamente de 2,5cm. 

Temperamento

O Petauro usa as vocalizações para dar alarme de intrusos ou ameaças como podem ver no link a seguir:
Os petauros podem ser bons animais de estimação e adaptam-se bem ao cativeiro especialmente se forem criados à mão e lhes forem dadas boas condições de habitat, no entanto animais são animais que requerem bastante interacção no mínimo 1 a 2 horas por dia e não devem ser manejados durante o dia, pois são nocturnos e podem cegar e se a temperatura ambiental descer demasiado ou existe escassez de alimento, os petauros podem entrar num estado de torpor durante a maior parte do dia; tal não deve ser confundido com sinal de doença.

Habitat 

São animais arborícolas, territoriais e nocturnos, o que tem implicações na sua vida em cativeiro: as dimensões mínimas de uma gaiola para alojar estes animais são 90x60x90 cm e, claro está, que quanto maior a gaiola melhor. Esta deve ser decorada com vários ramos em diferentes direcções para que os petauros se possam exercitar, e guarnecida com uma caixa-ninho, com pelo menos 13x13 cm (colocada numa localização alta na gaiola) para que possam descansar e esconder-se durante o dia. 
Como são animais nocturnos não devem ser interrompidos durante o dia e a gaiola deve conter bebedouros em vários sítios da gaiola.
Podem ser usados vários brinquedos, tais como as rodas normalmente usadas para os roedores (sem fendas onde os animais possam entalar os membros) e brinquedos para aves, de forma a enriquecer o habitat dos petauros.

Alimentação 

 Em cativeiro, deve ser alimentado com legumes, insectos -  tais como grilos, gafanhotos e larvas do bicho da farinha - sementes de Girasol, ração para gato( só a de boa qualidade), milho doce cozido ou enlatado, papa em boiões para bébé de frutas variadas ou com frango, frango cozido, ovo cozido e fruta - maçã, cerejas bem maduras, banana ou kiwi e ainda uma papa que se faz em casa e se pode congelar dando um cubo de papa descongelada pelo menos de 2 em 2 dias.(receitas em baixo indicadas )
Os petauros devem ser alimentados ao início da noite.
Deve dar-se os alimentos crus e a papa em taças separadas e devem de ser colocadas na gaiola perto das 19:00 ou 20:00 horas, quando os animais estão a acordar. No outro dia de manhã tiram-se os restos de comida e lavam-se os comedouros. 

  Receita de papas 

  • Papa 1

PREPARAÇÃO 

1 Boião de comida para bebe de Frango com Vegetais;
1 Boião de comida para bebe de Frutos Variados;
1 Ovo grande cozido com casca;
3 colheres de germen de trigo;
1 colher de mel ou geleia.

RECEITA

Mistura-se tudo num liquidificador e coloca-se num tabuleiro de cubos de gelo. Leva-se ao congelador e serve-se um por dia, descongelado.

opção : descongelar no microondas ou deixar descongelar durante o dia

  • Papa 2 

INGREDIENTES 

1 ovo cozido com casca
1 boião de papa para bebés  de vitela e legumes
1 boião de papa para bebes de frutas variadas 
3 colheres de sopa de mel ou marmelada
1 colher de gérmen de trigo
1 cenoura descascada e cozida 

PREPARAÇÃO 

Passar tudo pela varinha mágica ate ficar uma papa fluída sem pedaços e colocar em couvetes e meter no congelador, tirar uma por dia para um ou 2 petauros 

opção : deixar durante o dia a descongelar para a noite quando acordarem comerem 


Reprodução 

A reprodução destes animais é relativamente fácil. Os petauros devem estar alojados em casais e pouco tempo depois terá a sua ninhada que pode ser de um ou dois joeys. Eles têm um período de gestação de cerca de 15 dias e depois o bebé nasce, com o tamanho de uma ervilha,e caminha para dentro da bolsa. Aí vai permanecer mais dois meses agarrado ao mamilo da mãe. Ao atingir a idade jovem,no caso dos Petauros é no final dois meses, os peteuros saem da bolsa e só voltam a entrar para se alimentar.

Espero que tenham gostado comentem coloquem as duvidas sigam brigada 

2 comentários:

  1. Procuro informação sobre criadores de Petauro do Açucar...
    plinioalvesjunior@gmail.com
    whatsapp 34-9-9175-6532

    ResponderEliminar
  2. Por favor, atualize-se, essa receita e indicações de alimentação estão todas incorretas. Alguém pode acabar seguindo sua receita pois se encontra seu blog muito facilmente no google quando se pesquisa sobre o assunto.

    ResponderEliminar